Orangotango fumante recebe ajuda para largar vício.

Funcionários de um zoológico da Indonésia foram forçados a retirar uma fêmea de orangotango do local onde visitantes pudessem ter contato com ela depois de ter desenvolvido um sério hábito de fumar cigarros. Segundo o jornal britânico The Guardian, Tori, como é chamada, aprendeu a fumar há 10 anos imitando visitantes do zoológico que jogavam os restos de cigarro dentro de seu espaço. Desde então, ela fuma constantemente.
Segundo funcionários, Tori coloca dois dedos em frente à boca para indicar que quer um cigarro, e fica braba e joga objetos caso ninguém atenda seu pedido. O zoológico Taru Jurug, com a ajuda do Centro de Proteção aos Orangotangos (COP) de Bornéu, pretende transferir em agosto o macaco de 15 anos e seu parceiro para uma ilha pequena do local. Eles esperam que as árvores grandes, balanços de corda e uma vista privilegiada fará com que Tori esqueça seu vício em nicotina. Até lá, o centro enviou voluntários para guardar o espaço onde ela fica e vão instalar redes para evitar que visitantes joguem objetos para dentro.
De acordo com o COP, Tori não é o único animal que fuma. Outros orangotangos que vivem em zoológicos possuem o mesmo hábito. A semelhança de 97% da genética da espécie com a dos humanos significa que eles geralmente imitam comportamentos parecidos com o das pessoas. Hardi Baktiantoro, do COP, diz que é muito comum visitantes jogarem objetos aos animais do zoológico. "Em zoológicos da Indonésia as pessoas jogam cigarros e comida, mesmo tendo placas para não o fazer. Acontece toda hora, as pessoas jogam cigarros para Tori só para vê-la fumando, rir e tirar fotografias", comenta. 
Em março deste ano, uma girafa foi encontrada morta no zoológico com uma bola de plástico de 18kg em seu estômago, depois de anos comendo lixo jogado por visitantes.